UNIÃO GERAL DE TRABALHADORES DE VIANA DO CASTELO NA DEFESA DOS TRABALHADORES DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO (ENVC)

Na sequência das medidas vindas a publico esta quarta-feira, com a comunicação da adjudicação da subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC ao Grupo Martifer, a UGT – Viana do Castelo vem manifestar a sua preocupação e total solidariedade para com os trabalhadores e respetivas famílias.

A UGT – Viana do Castelo considera que esta medida irá pôr em causa vários postos de trabalho, a indústria da construção naval no distrito de Viana do Castelo e o desenvolvimento da economia local e nacional. A UGT – Viana do Castelo manifesta ainda o seu total descontentamento com a forma como os trabalhadores foram informados da situação dos ENVC e das negociações, defendendo que estes merecem toda a consideração e respeito por parte do governo.

Apesar das declarações do Sr. Ministro da Defesa, Dr. José Pedro Aguiar-Branco, acerca da possibilidade de a Martifer poder ficar com trabalhadores dos ENVC, considerando que ”num juízo de normalidade, a partir do momento em que assume a concessão, é natural que precise de trabalhadores”, a UGT – Viana do Castelo assume que, nesta situação, se deve assegurar uma transição dos trabalhadores de uma empresa para a outra, como forma de proteger os atuais trabalhadores dos ENVC e as suas famílias.

Os ENVC exercem a sua atividade deste 1944, são o maior estaleiro de construção naval do país, a população de Viana do Castelo é a sua força de trabalho, tem sido uma profissão que tem passado de pais para filhos. Para além dos trabalhadores que se encontram diretamente a si afetos, os ENVC asseguram trabalho a várias empresas através da subcontratação de serviços. Os ENVC são imprescindíveis para o desenvolvimento económico e social de Viana do Castelo, e o mar é fundamental e visto como uma forte aposta para o desenvolvimento e crescimento da economia nacional.

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos - UGT Viana do Castelo

   Rua Padre Himalaia nº 119
4900-926 Viana do Castelo
     
   (+351) 258 094 159
     
   vianadocastelo@ugt.pt