A UGT – Viana do Castelo considera que a formação profissional é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhadores, para o desenvolvimento de novas competências e saberes e para o aperfeiçoamento dos conhecimentos já existentes. Sempre em colaboração com o CEFOSAP, parceiro basilar da UGT – Viana do Castelo, a união tem vindo a desenvolver formação quer para os associados dos sindicatos afectos à união quer para os potenciais associados. Através das unidades de formação de curta duração a UGT – Viana do Castelo tem proporcionado aos seus associados e potenciais associados a possibilidade de realizar formação em horário ajustado às suas disponibilidades e em locais próximos das suas residências.

Não descurando os mais necessitados e que mais carecem de apoio, a UGT – Viana do Castelo tem realizado junto da população desempregada iniciativas e atividades que tem por finalidade melhorar a sua empregabilidade e contribuir para o aumento das suas competências profissionais.

De forma a dar seguimento a este trabalho e a aperfeiçoar o apoio aos desempregados, em 2013 a UGT – Viana do Castelo promoveu a iniciativa «Operação Desempregados». Com esta iniciativa a UGT Viana do Castelo, pretendeu e pretende continuar a reforçar o diálogo com os desempregados, visando conhecer e melhorar as suas dificuldades e as soluções desejáveis para a empregabilidade, apoiar individualmente os desempregados abrangidos na procura de emprego e na melhoria das qualificações.

A iniciativa «Operação Desempregados» impulsionada pela UGT – Viana do Castelo no distrito de Viana do Castelo tem decorrido de forma bastante positiva, sendo já imenso o número de pessoas desempregadas que a esta estrutura recorrem procurando apoio e acompanhamento. Tem sido preocupação da UGT – Viana do Castelo, apoiar os desempregos na procura ativa de emprego, encaminhá-los e garantir-lhes ofertas de formação profissional ajustadas às suas necessidades através da realização de percursos formativos de 200h, divulgar ofertas de emprego junto destes, dar-lhes a conhecer através de reuniões e palestras os empresários da região e possíveis empregadores e motivá-los para uma postura ativa e empreendedora relativamente à sua situação profissional e na construção dos seus planos de desenvolvimento pessoal.

Para além disso a UGT – Viana do Castelo desenvolveu, em colaboração com o Centro Novas Oportunidades do CEFOSAP, processos de certificação de competências escolares (equivalência ao 6º, 9º e 12º ano) e profissionais (Assistente Administrativo). A UGT – Viana do Castelo está também preparada para voltar a colaborar com o CQEP do CEFOSAP, pretendendo promover junto dos seus associados e potenciais associados a oferta formativa disponível neste âmbito.

A UGT – Viana do Castelo considera que a disponibilização da formação desenvolvida pelo CEFOSAP traz benefícios para os sindicatos e uniões, na medida em que estes podem ampliar o seu âmbito de intervenção sindical e também garantir aos seus associados/potenciais associados formação melhor ajustada aos seus perfis profissionais, tornando deste modo ainda mais próxima a relação entre o trabalhador, o seu sindicato e o seu Centro de Formação.

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos - UGT Viana do Castelo

   Rua Padre Himalaia nº 119
4900-926 Viana do Castelo
     
   (+351) 258 094 159
     
   vianadocastelo@ugt.pt