Dinamizar e consolidar o movimento sindical no distrito de Viana do Castelo         

 

A UGT – Viana do Castelo, na continuidade dos seus objetivos, prosseguirá como sua preocupação ao apoio à atividade político-sindical no distrito, procurando realizar uma prática de proximidade em relação à realidade laboral do distrito, em articulação e complementaridade com os sindicatos membros.

Neste sentido, para o ano de 2016, propomos realizar e promover as seguintes atividades:

 

Dinamização sindical

Vamos desenvolver junto dos trabalhadores que se encontrem desempregados e em programas de formação a cargo da UGT – Viana do Castelo/CEFOSAP, para se sindicalizarem logo que obtenham um posto de trabalho, num sindicato da sua área ou na UGT – Viana do Castelo, bem como, incentivar a sindicalização nos sindicatos nossos filiados, aumentando a dinamização da campanha “SINDICALIZA-TE”, sensibilizando os trabalhadores das razões e vantagens da sindicalização.

 

Pólo de Atendimento

A UGT – Viana do Castelo assegurará as condições necessárias ao funcionamento do pólo de atendimento da UGT para os trabalhadores e para as associações sindicais do distrito.

Este pólo tem como objetivos principais:

  • Dar resposta às permanentes solicitações dos trabalhadores, em domínios tais como contratos de trabalho, parentalidade, segurança social, segurança, higiene e saúde no trabalho, naturalmente relacionadas com contextos de trabalho;
  • Melhorar a informação e sensibilização dos trabalhadores em geral para os seus direitos e deveres e para o papel das organizações sindicais, reforçando assim o diálogo social;
  • Reforçar a proximidade da UGT junto dos trabalhadores e dos seus representantes sindicais.

 

Gabinetes de Inserção Profissional – GIP

O Gabinete de Inserção Profissional, criado a 1 de setembro de 2015, é um espaço que resulta de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a UGT de Viana do Castelo, com o objetivo de proporcionar à população jovem e adulta do concelho um apoio na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Pretende a UGT – Viana do Castelo alcançar as metas a que se propôs, procurando focar-se num apoio de proximidade e individualidade.

 

Filiação Individual na UGT – Viana do Castelo

Vamos continuar a sensibilizar e promover a filiação individual dos trabalhadores na UGT – Viana do Castelo no enquadramento do aprovado em Conselho Geral, tendo como objetivo a filiação sindical de todos aqueles trabalhadores que não se sintam representados com estruturas sindicais afetas à UGT e que existam no nosso distrito.

 

Formação e colaboração com o CEFOSAP

Continuaremos a parceria com o CEFOSAP, a fim de proporcionar formação e outras respostas a todos os trabalhadores associados nos diferentes sindicatos da UGT – Viana do Castelo, pensando também nos desempregados e jovens.

Procuraremos que todos os sindicatos afetos à UGT – Viana do Castelo promovam e desenvolvam a formação do CEFOSAP junto dos seus associados.

 

Colóquios, Seminários e Workshop

De acordo com a disponibilidade do Presidente, o Secretariado far-se-á representar em todos os eventos promovidos por outros organismos e instituições, havendo para isso necessidade da envolvência de todo o Secretariado, pois na impossibilidade do Presidente estar presente o mesmo se possa fazer representar pelo dirigente que tenha disponibilidade para tal.

 

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Promoção ou participação numa iniciativa a propósito do dia 28 de Abril (Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho).

 

Dia Mundial do Trabalho Digno

Promoção de uma iniciativa associada à Jornada Mundial pelo Trabalho Digno (7 de Outubro).

 

Contactos com a Comunicação Social

Reforçar a interatividade entre a UGT – Viana do Castelo e os Órgãos de Comunicação Social na procura dos melhores resultados.

 

CSIr Galiza e Norte de Portugal

Dar continuidade ao trabalho efetuado com esta organização sindical da Confederação Europeia de Sindicatos, composta pelas organizações sindicais UGT Galicia, UGT Portugal, CGTP-IN e Sindicato Nacional de Comisións Obreiras de Galicia.

 

Protocolos

Realização de contactos tendo em vista a celebração de protocolos com diferentes entidades, com vista a criar sinergias e benefícios pata todos os associados da UGT – Viana do Castelo e seus representados.

 

Página de Internet e Facebook

Vai continuar-se a dinamizar a página do facebook, mantendo-a atualizada como meio de divulgação de atividades e participações da União.

Quanto à página da internet, tendo esta sido inaugurada a 29 de outubro de 2015, encontrando-se disponível para consulta, pretende-se também mantê-la em constante atualização, sendo também utilizada como meio de divulgação e promoção da atividade da união.

 

Projetos no âmbito do Programa Portugal 2020

A UGT – Viana do Castelo, no âmbito do Programa Portugal 2020, procurará candidatar-se a projetos que vão de encontro ao seu campo de atuação e que lhe permitam assegurar junto da população novos serviços.

 

Nova Sede

Desde março de 2015, que a sede da UGT – Viana do Castelo passou a ser na Padre Himalaia nº 119, 4900-926 Viana do Castelo. Estas instalações foram inauguradas a 29 de outubro de 2015. Passou a garantir-se desta forma maior dignidade e melhor acessibilidade para os nossos associados e para quem nos desejar visitar e consultar. Pretende-se em 2016 continuar a assegurar o bom funcionamento destas instalações, rentabilizar mais o espaço existente.

Subscreva a nossa Newsletter

Contactos - UGT Viana do Castelo

   Rua Padre Himalaia nº 119
4900-926 Viana do Castelo
     
   (+351) 258 094 159
     
   vianadocastelo@ugt.pt